


Investimento do município na obra garante mobilidade e segurança aos moradores que usufruem das avenidas próximas
Renan Junior
Aluno de Jornalismo
Desde que a prefeitura sancionou a solicitação para a continuação do rebaixamento da linha férrea na, Zona 6, região central, os moradores sentiram alívio, pois as avenidas que passam ao redor do bairro são essenciais para a ligação com o centro da cidade. Quando deu início a esse projeto, o rebaixamento aconteceria entre as avenidas Guaiapó e Dezenove de dezembro. Mais tarde, o projeto se estendeu para a rua Arlindo Planas, outra via expressa que corta o bairro, ligando a região ao outro lado da avenida Colombo.
“Progresso” da cidade, ferrovia rebaixada próximo à Zona 6
O projeto teve início em 2010, e os moradores estão satisfeitos. Por mais que, por muitos meses, houvesse o barulho e sujeira, agora tem segurança, ninguém transita pelos trilhos. “Antigamente, terminava a quadra, tinha apenas um alambrado que separava a rua da ferrovia e o único meio que se dispunha para passar do outro lado era pela avenida, que fica bem no começo do bairro. Mas alguns se arriscavam para não andar muito e passava pelos trilhos”, diz Cinthia Locatelli, 33, professora e moradora da Zona 6 há oito anos.
Precisava ser paciente para atravessar a avenida Mandacarú
Próximo da linha há dois colégios, que abrigam muitos estudantes moradores daquela região. Eles atravessavam a ferrovia diariamente. Segundo o aposentado Pedro Dias, 68, “esses jovens acham que têm muitas vidas, e com isso ariscavam-se brincando nos trilhos, sem medo de que a qualquer momento o trem poderia passar, porque só havia o sinal de que estava vindo, quando próximo à avenida Mandacaru tocava o sino”.
Quando a ferrovia passava pela avenida Mandacaru e interditava o trânsito que liga os bairros da região norte ao centro era um rebuliço. “Precisava ser paciente, às vezes os motoristas esperavam aproximadamente 20 minutos para que todo o trem passasse”, lembra Locatelli.
Com o rebaixamento da linha, moradores não apenas da região da Zona 6, mas todos que transitam por ali não sofrem mais com o trânsito parado por causa da passagem do trem, principalmente em horários de pico.
Radialista desde os 16 anos de idade. Apresentador, diretor e representante comercial na Rede T de rádios, a maior rede de rádios da Região Sul do Brasil.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.