Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #362 - 06/06/2013

Interesse em ser atraente e diferenciado

O olhar atento e criatividade na produção dos conteúdos do Jornal Matéria Prima contribuíram para abordagens mais apuradas

GEREMIAS JUNIOR
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Nota-se em alguns textos da edição 360ª do Jornal Matéria Prima, interesse genuíno pelos problemas dos outros e vontade de enxergar pontos positivos mesmo em momentos de crise. Os autores aproximaram-se do leitor, porque os textos foram feitos de maneira atraente e diferenciada. Isso se expressa por meio do reconhecimento dos próprios erros e omissões e na disposição para corrigi-los.

Um dos motivos da repetição de temas entre os textos produzidos para o JMP pode ser explicado pela facilidade de escrever sobre assuntos que eles vivenciam no dia a dia

No livro “Manual do Foca”, a jornalista e escritora Thaïs de Mendonça Jorge diz que “o desafio de todo jornalista é seduzir pela importância do material que transmite, revelar aspectos desconhecidos e lutar pelo aumento do número de pessoas que têm acesso à informação relevante”. A estimulação do pensar, das emoções e da curiosidade do leitor, aguçando a inteligência, foram fatores de suma importância para o bom andamento da edição 360ª do JMP.

Humanismo e dedicação foram explorados na crônica “Universitário ‘vida boa’ não aproveita o que deve”. A autora aproximou-se de maneira leve e extrovertida, solta. Chegou-se à conclusão que a convivência com a leveza estimula o desenvolvimento de postura bem humorada, pois é um exercício que precisa ser praticado todos os dias.

A convivência com a leveza estimula o desenvolvimento de postura bem humorada, pois é um exercício que precisa ser praticado todos os dias

A evolução das entrevistas no JMP permitiu comparar opiniões e dá ao leitor a chance de escolher o autor favorito, aquele cujo gosto mais coincide com o seu. Saindo da “mesmice” da cobertura diária dos jornais, buscou-se novas abordagens por meio do desenvolvimento do olhar crítico. Um dos motivos da repetição de temas entre os textos produzidos para a 360ª edição do JMP pode ser explicado pela facilidade de escrever sobre assuntos que eles vivenciam no dia a dia.

A maioria dos alunos buscou o preparo intelectual e o interesse em atingir a compreensão necessária para descobrir e vivenciar novas propostas e fugir da inexperiência prática. Tornar o JMP diferenciado chama a atenção, por querer ter uma linguagem acessível, despertar o interesse sem ser apelativo, sério sem ser chato.

(Fotomontagem: Jotagê Ferreira)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.244 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Dentre muitas tarefas que desempenho todos os dias, a melhor delas é ser estudante de jornalismo. Gosto levar a vida com leviandade. Sou amante da boa música, de boas companhias. De quem entende o que eu digo. De quem escuta o que eu penso.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2013
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

Mario Quintana George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.