Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #363 - 13/06/2013

Fotografia é tão essencial quanto texto

A foto é elemento complementar para uma boa reportagem, por isso, deve ter o mesmo “peso” no jornalismo

Amanda Zulai
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Foto: Amanda Zulai

Assim como a reportagem propriamente dita, a fotografia também tem função importante para o jornalismo: a de informar. Os repórteres do Jornal Matéria Prima (JMP), na maioria das reportagens, além de elaborarem os próprios textos, também são responsáveis por ilustrá-los. Mas, muitas fotos publicadas no JMP deixam a desejar. Isso quando os textos são publicados até mesmo sem imagens, o que prejudica ainda mais a identidade da reportagem.

Uma foto ou ilustração consegue, muitas vezes, traduzir as palavras, garantindo a melhor compreensão dos textos. Esse é só um dos vários motivos que torna a fotografia algo tão importante para as reportagens. No artigo “Fotojornalismo: uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa” de Jorge Pedro Sousa, professor e pesquisador da Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e do Centro de Investigação Media & Jornalismo (Portugal), a fotografia jornalística mostra, revela, expõe, denuncia e opina. “Dá informação e ajuda a credibilizar a informação textual.”

Uma foto ou ilustração consegue, muitas vezes, traduzir as palavras

A junção entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal possibilita ao leitor maior interação com o fato. “Contar uma história em imagens” é o que Jorge Pedro Sousa explica no artigo. Para muitos repórteres a dificuldade se encontra justamente nesse “contar uma história” por meio das fotos. É claro que nem todos os profissionais do jornalismo têm habilidades com uma câmera, mas praticar a criatividade é muito importante nesses momentos, principalmente em se tratando de uma foto. Cada ângulo, cada olhar, cada experiência, vai conseguir captar o acontecimento de um jeito diferente. É essa sensação de descobrir uma maneira nova de fotografar algo sempre fotografado, é que os jornalistas do JMP devem buscar nas reportagens que produzem.

Cada ângulo, cada olhar, cada experiência, vai conseguir captar o acontecimento de um jeito diferente

Sousa explica, no artigo, alguns traços que o fotojornalista deve ter, tais como “sensibilidade, capacidade de avaliar as situações e de pensar na melhor forma de fotografar, instinto, rapidez de reflexos e curiosidade”. De fato, não é fácil fazer a foto perfeita. Mas, o importante mesmo é tentar e buscar inspiração. Essa prática pode virar habilidade.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.838 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Estudante de jornalismo com vontade de fazer das palavras a voz do mundo e blogueira de moda nas horas vagas.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2013
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.