Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #361 - 31/05/2013

Ônibus carrega histórias e lição de vida

Entre encontros e despedidas, usuários da linha 323 compartilham rotina de trabalho e sonhos para futuro

Andreia Melero
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

“Bom dia”. Os passageiros da linha 323 Bertioga, da TCCC (Transporte Coletivo Cidade Canção), que fazem o trajeto para o bairro Aeroporto, Zona 8, região sul de Maringá, já iniciam o dia assim, recebendo um sonoro e ecoante cumprimento do motorista. Apesar do aperto, risadas, e alguns sinais de animação, o que não falta pela manhã em cada percurso, de uma hora e dez minutos, é o ar de mais uma batalha se iniciando, tanto contra o sono matinal, como contra as dificuldades do dia a dia. Uniformes escolares se misturam a visuais comportados e despojados. Em meio ao aroma adocicado de perfume, os jovens, idosos  e crianças  compartilham o início do dia e disputam espaço para conter a preguiça ou, simplesmente, preparar-se para mais uma jornada.

323 Bertioga: A rota sempre segue com animação e cordialidade (Foto: Andreia Melero)

José Roberto Ferrarezi, 54, motorista da TCCC por longos sete anos, conta que já viu desde comemorações a brigas. “Eu já vi de quase tudo. Até bomba já soltaram no ônibus, mas o que mais incomoda são os ‘nóia’. Mas eu ‘tô de boa’. Tenho muitos amigos, dou muita risada e mesmo cansado, volto para casa feliz todo dia. Depois de criar dois filhos e ter minha casinha, só falta meu sonhado barco e um rio bem grande para eu pescar”, completa. Chamado pelo nome pela maioria dos passageiros, ele afirma que “as amizades feitas, tornam seu fardo diário mais leve e gratificante”.

No cair da tarde, apesar do “boa tarde” de Ferrarezi continuar ecoando, o vai e vem de passageiros diminui, e é nesse período que a vendedora Selma de Oliveira, 42, moradora do bairro Aeroporto, aventura-se desbravando a rota do 323. “Machuquei meu braço em um acidente de moto e hoje, pela primeira vez, estou andando de ônibus. Tenho que conhecer o caminho porque logo volto a trabalhar e depois do acidente, vou aposentar minha moto por alguns meses”, relata a “marinheira de primeira viagem”.

Entre olhares perdidos pela janela e semblantes extenuados, eles reaparecem: os guerreiros da manhã retornam as casas, para o tão merecido descanso

Já ao anoitecer a faxineira Nilza Farias Martins, 49, conta a história dela: “Todos os dias acordo às 5 da manhã, levo meu filho ao colégio e vou trabalhar. Volto só de noite, cansada, mas colocando a fofoca em dia com minhas amigas.”

No final do percurso e com a noite já impondo passagem, o “boa noite” do motorista marca o ambiente. Entre olhares perdidos pela janela e semblantes extenuados, eles reaparecem: os guerreiros da manhã retornam as casas, para o tão merecido descanso.

E assim se vai outro dia, com mais  vidas se repetindo, mais quilômetros rodados e novas histórias contadas.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.041 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Viciada em livros, música e séries. Tempo nublado, café e carinho sempre se encaixam.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.