Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #360 - 16/05/2013

Falta de pesquisa no JMP leva “focas” ao achismo

Apesar da elaboração da pauta ser um exercício difícil, é necessário que todos os aspirantes a jornalistas o pratiquem

Lilian Vespa
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

(Foto: Vitória Lucon)

Se por um lado os repórteres do Jornal Matéria Prima começaram a escrever textos mais leves, por outro, os “focas”, apesar de produzirem textos interessantes, ainda abordam os temas de maneira superficial, afetando, assim, o resultado final do material. Isso não se observa apenas em uma edição, mas em todas as edições já publicadas este ano.

Esse problema, em parte, é consequência de pautas mal elaboradas, ou seja, os alunos se limitam ao senso comum e não vão a fundo nos assuntos que vão ser tratados. Isso é ressaltado no livro “Manual da Redação da Folha de S. Paulo” (1996): “A pauta não deve ser só uma agenda. Precisa se preocupar em levantar enfoques diferenciados sobre os temas, buscar ângulos novos de abordagem”.

Além disso, para a editora de treinamento da Folha, Ana Estela de Sousa Pinto, autora do livro “Jornalismo diário” (2009), “a pauta é uma proposta de reportagem, um projeto de cobertura”. Ela também diz acreditar que apesar da elaboração da pauta ser um exercício difícil, é necessário que todos os aspirantes a jornalistas o pratiquem porque está ligada a “recortes a realidade”.

Os alunos se limitam ao senso comum e não vão a fundo nos assuntos que vão ser tratados nas edições

Ana Estela lembra que a ideia para a produção de uma pauta pode surgir dos lugares menos esperados. Por isso, é imprescindível que os “focas” desenvolvam o faro jornalístico, de modo que eles deixem a zona de conforto – o senso comum e os “achismos” – e passem a “xeretar” com mais profundidade as histórias que eles mesmos vão contar para os leitores. É claro, sempre buscando a originalidade do tema.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.