Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #350 - 16/05/2013

É preciso enxergar além da maquiagem

Projeto de habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro, "Morar Carioca", aparenta uma ideia no papel, quando a realidade é bem diferente

Mariana Kateivas
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

(Foto: Mariana Kateivas)

A maquiagem é de excelente qualidade. O pancake (espécie de pó compacto para o rosto mais denso) é realmente encantador aos olhos daqueles que assistem a proposta do projeto “Morar Carioca”, também chamado Programa Municipal de Integração de Assentamentos Precários e Informais do Rio de Janeiro. A iniciativa  tem como objetivo a inclusão social por meio da integração urbana e social completa e definitiva de todas as favelas do Rio até o ano de 2020. O “Morar” conta com apoio dos governos federal e estadual, organizações não governamentais, representantes da sociedade civil.  Além de casas, serão construídas áreas de lazer à população. Até então, um belo projeto. Mas o que realmente está por trás dessa “massa corrida”? Já dizia o velho ditado: “quem vê cara não vê coração”. Por isso há necessidade de ver o coração. O coração de milhões de cariocas que vivem nas favelas do Rio de Janeiro.

Mas o que realmente está por trás dessa “massa corrida?

Esses corações, que batem dentro do peito de pessoas de rostos nus, sem maquiagem, talvez, como diz Caetano, “sem lenço, sem documento”, estão desalentos. O projeto visa o investimento de R$ 8 bilhões nas favelas. Entretanto, não prevê para onde vão os moradores dali.

Vista de um dos morros da comunidade da Chatuba no Rio de Janeiro (Tânia Rego – Agencia Brasil)

A realocação não existe. O bicho, animal do capitalismo selvagem, voltará a lutar por si só. E, mesmo ainda não estando a todo vapor, os moradores dos complexos carentes já “sumiram” dali. Ao menos no Google Maps, programa desenvolvido pelo Google para exibir mapas, onde não se encontra mais a maioria dos nomes “favelas”, os quais foram retirados a pedido da Prefeitura do Rio. Agora eis a questão: seria isso uma vergonha do Brasil? Mostrar o país e as moradias dos brasileiros como realmente são seria ofensivo no País que canta “Brasil! Mostra tua cara”?

Fica claro o intuito da inclusão social no projeto, entretanto, eles não são enxergados quando o zoom da realidade aparece

O documentário independente “Domínio Público”, dos diretores Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro, apresenta de perto a real “pele”, sem maquiagem e bem perto o que acontece além de um papel com o desenho de um projeto. As casas construídas com muita dificuldade por trabalhadores que lutaram para que fossem erguidas perdem total repeito sem todas as devidas documentações, mas, além disso, o próprio direito humano também é ignorado. Agora fica a pergunta: qual era o objetivo chave do “Morar Carioca”? Fica claro o intuito da inclusão social no projeto, entretanto, eles não são enxergados quando o zoom da realidade aparece.

 

 

 

Projeção do plano de habitação "Morar Carioca" no Rio de Janeiro (Divulgação do site da Prefeitura)

Ideias, projetos existem, mas quando sairão do papel de maneira verídica é o grande problema. Se todo esse empenho e dinheiro fossem gastos com os “moradores cariocas”, sem dúvida, o País teria algo bom a oferecer de “cara limpa” aos milhões de turistas que irão nos visitar por conta da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Enquanto isso não acontece e os interesses por trás de um belo projeto continuarem fugindo do verdadeiro objetivo, o jeito é ficar atento e tentar enxergar o que fica por trás do pancake além de saber votar, para não colocar o poder nas mãos de grandes maquiadores profissionais, não só do Rio de Janeiro, mas de todos os Estados brasileiros.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.133 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aquela que voa sonhando, mas que mantem os pés no chão para realizar cada um deles. Amante do clique e apaixonada pela vida, rica em histórias.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.