


Praça Pedro Álvares Cabral, localizada na região central de Maringá, serve de pousada para mendigos e dependentes químicos
Juliana Duenha
Aluna de Jornalismo
A pista de skate, mais conhecida como “Praça da Patinação”, localizada na avenida Cerro Azul, Zona 2, região central de Maringá, já foi um dos locais mais importantes para o skate na cidade. Hoje, está em situação de abandono. A última reforma do local foi feita pelos próprios skatistas em 2007.
As pessoas não têm ética, responsabilidade e consciência sobre o patrimônio público
A pista foi construída na Praça Pedro Álvares Cabral, que já tem quase meio século de existência. A professora da educação infantil Isabela Rocha, 19, skatista há cinco anos, comenta que a situação não é nada agradável. “A pista tem pouco cuidado, está abandonada, faltando uma boa conservação.”
Para a comerciante Silvia Falcão, 35, como está a pista afasta clientes. “Eles se sentem intimidados ao passar por aqui, até mesmo de dia, pois sempre tem alguém fumando maconha”, comenta. Ela conta que sente medo de passar à noite pela região. “Um dia, fui jantar com a minha filha e tive que passar a pé por lá e pessoas ‘mal encaradas’ começaram a seguir a gente. Passei muito medo naquele dia”, revela Silvia Falcão.
Para Isabela Rocha a culpa do abandono não é só da prefeitura ou dos skatistas. “É das duas partes. As pessoas não têm ética, responsabilidade e consciência sobre o patrimônio público. A prefeitura não oferece infraestrutura, meio para os skatistas poderem realizar as manobras com mais equipamentos, rampas, barras etc”, diz.
“A prefeitura deveria demolir a pista de skate e fazer no lugar uma ATI [Academia da Terceira Idade], pois aqui é uma região comercial, com bastante fluxo de pessoas”, sugere a empresária Silvia Falcão.
A prefeitura e as secretarias de Planejamento, da Mulher, da Cultura, do Esporte e Lazer, de Obras e a do Meio Ambiente foram procuradas para dar declarações sobre a praça, porém, nenhuma se disse responsável pelo local.
Praça Pedro Álvares Cabral que hoje é dormitório de mendigos (Foto: Juliana Duenha)
Observadora ao extremo. Adora músicas, risadas e boas histórias. Amante do jornalismo, em todas as formas.
Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.
Eu gostaria que a Prefeitura de Maringá pudesse revitalizar o local, oferecendo aos praticantes do esporte de skate e patins a possibilidade de poder a voltar a utilizar o local, o qual possa oferecer uma estrutura adequada e segurança aos que ali estiverem. Existem várias pessoas que gostam de patinar e andar de skate, o problema e que o local precisa de revitalização. Quanto a fazer uma ATI ali, eu descordo na nobre empresária, pois maringá já oferece vários pontos e locais de ATI”s, agora falta um local apropriado aos patinadores e skatistas que sempre tentam achar um local que atenda as necessidades para alavancar esse esporte que ganha espaço a cada dia. Deveria ser feito um abaixo assinado das pessoas que tenham interesse em revitalizar o local, pois pagamos imposto para isto.