Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade / Esporte | Edição #355 - 04/04/2013

Bocha da Vila Operária diverte idosos

Cerca de três campeonatos do esporte ocorrem por ano no Centro Esportivo, acompanhado de churrasco e muita alegria

Amanda Zulai
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Em feriados a quadra chega a receber cerca de 40 pessoas (Foto: Amanda Zulai)

A cancha de bocha da Vila Operária, localizada no Centro Esportivo da Praça Regente Feijó, região central de Maringá, surgiu em 2002. Antes funcionava no Parque do Ingá, também na região central. Segundo Lídia Marostica, administradora do parque na época, por estar fora das dimensões oficiais a cancha não podia ser usada para campeonatos e, por isso, teve de ser transferida.

O bocha é um esporte muito conhecido entre os idosos, principalmente para os jogadores da Operária que frequentam o lugar de terça a domingo, das 14h às 18h. Eles fazem desse momento oportunidade para conhecer novas pessoas e se divertir. Os participantes do jogo decretaram a segunda-feira como pausa para descanso.

Para Olinto Martins, 77 anos, pioneiro da Vila Operária, o bocha é passatempo e ótima atividade física. “Jogo todos os dias aqui desde 2003. Até a minha mulher gosta que eu venha praticar esse esporte.” Martins completa que, além de trabalhar com agricultura, sempre sobra tempo e disposição para jogar bocha. Já para o aposentado Célio Machado, 70 anos, o bocha da Operária representa a “segunda casa” dele, responsável por cuidar do lugar há quase sete anos. “Tem dia que é divertido. Em outros, a gente se estressa um pouco, mas gosto muito desse lugar”, conta, sorrindo. Ainda de acordo com Machado, essa atividade física é entretenimento que o ajuda a distrair a cabeça.

O presidente da Associação Comunitária da Vila Operária, Wilson Murta, 56 anos, conta que esse espaço destinado ao jogo de bocha é um lugar para lazer e diversão. “Inclusive vem gente de outros bairros para jogar bocha aqui na Operária.” Murta explica que nos feriados o local fica lotado, recebendo aproximadamente 40 pessoas.

Vem gente inclusive de outros bairros para jogar bocha aqui na Operária

Segundo o educador físico José Rodolfo Ferrari Lemes, é muito importante praticar atividade física depois dos 60 anos, porque proporciona aos idosos melhor condicionamento físico e cognitivo. “É possível perceber melhoras significativas nos quesitos força, equilíbrio, circulação vascular e respiratória.” Ele destaca que é fundamental fazer o check-up médico antes de começar a praticar esportes para saber as reais condições físicas, independentemente da idade. Questionado sobre a duração ideal da atividade física para idosos, José Lemes diz que não existe limite na duração da prática de exercício. O ideal é levar em consideração a intensidade da atividade que se está praticando.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

33.243 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Estudante de jornalismo com vontade de fazer das palavras a voz do mundo e blogueira de moda nas horas vagas.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2013
S T Q Q S S D
« dez   mai »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.