Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #354 - 20/12/2012

São as perguntas que movimentam o mundo

As respostas também são importantes, mas não existiriam se não fossem as perguntas, que mudam no decorrer dos anos

Sabrina Morello
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Sabrina Morello (Foto: Priscila Dias)

Por mais que todos nós tentemos fugir, nossa vida sempre se baseia em perguntas e pontos de interrogações. Existem aqueles que se autodefinem decididos, mas no fundo, quando a situação aperta, a indecisão acaba aflorando. E não são apenas os jovens e adultos que compartilham de dúvidas. As crianças também participam desse grupo, por mais que não tenham problemas e responsabilidades.

E junto com a compreensão da fala, surgem as primeiras perguntas. De onde os bebês nascem? De onde eu vim? Como o bebê sai da barriga? O que é transar? E camisinha? O que é ser gay? Deus mora no céu? Por que ele não aparece para a gente ver? Para onde a vovó vai depois de morrer? Por que o papai não mora mais com a gente? Vocês não são mais amigos? Posso tomar cerveja? Se fumar faz mal, por que você fuma? Por que a cadeira não se chama sentadeira? Jogar videogame ou brincar lá fora? Carrinho ou bola? Boneca ou esconde-esconde?

E depois de alguns anos, as perguntas mudam para a fase mais crítica: adolescência, mais conhecida como aborrescência. Será que o fulano me acha bonito (a)? Como se beija de língua? Aids se pega pelo beijo? O que é menstruação? Por que as meninas sangram todo mês? O que é fimose? E masturbação? E orgasmo? É normal sair gosminha do pênis? O que é perder a virgindade? Vai doer e sangrar? E quando é a hora certa? É possível engravidar se o homem ejacular na calcinha? Posso experimentar drogas? Que profissão seguir? Escolher pelo dinheiro ou vocação? Cursos bons são só medicina, direito, odontologia e engenharias? Faculdade pública ou privada? E se eu não passar no vestibular?

Viver cheio de dúvidas ou jogar tudo para o ar?

Enfim, a fase adulta. Faculdade, trabalho, responsabilidade, dor de cabeça, problemas e dúvidas. Ah, as dúvidas! As consequências de cada escolha passam a ser cada vez piores. Que tema escolher para meu TCC? Monografia ou artigo científico? Fazer pós fora do País ou trabalhar? Será que um dia finalmente ganho na Mega Sena?  Pedir aumento ou fingir que recebi uma proposta da concorrência? Casar ou comprar uma bicicleta? Ter filhos ou cachorros? Ter dor de cabeça durante nove meses todas às noites é normal? Começar um curso de inglês pela 56ª vez? Posso mandar meu chefe ir catar coquinho? Fazer compras no mercado ou pagar as dívidas? Como educar meus filhos? Ele não atendeu ao celular, será que foi sequestrado? Como será minha velhice? Quem vai cuidar minha empresa quando eu me aposentar? Será que morrer dói?

E quando você consegue encontrar todas as respostas, as perguntas mudam. E, por mais que os assuntos mudem, as dúvidas vão sempre permanecer nas nossas vidas. Afinal, viver cheio de dúvidas ou jogar tudo para o ar? Eis a questão.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aspirante de jornalista. Apaixonada por esporte, mas descobrindo novas paixões na profissão.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

George Carlin Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.