Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #354 - 20/12/2012

Oportunidade nem sempre é aproveitada

Aluna de jornalismo conta como o jornal-laboratório Matéria Prima pode ser a ferramenta para o aprendizado

Eliza Bondezan
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Eliza Bondezan (Foto: Priscila Dias)

Pesquisei no dicionário Aurélio o significado de “oportunidade” e encontrei ”qualidade de oportuno, ocasião, altura, ensejo, conveniência, caminhos, futuro, perspectiva”. O que mais chamou minha atenção foi perspectiva.

Todos nós temos uma visão futura da vida, o que seremos, o que teremos e como vamos viver. A perspectiva é particular, mas envolve quem nos rodeia. O que fazemos agora reflete na nossa vida.

Alguns textos deixei de apresentar, publicar e até mesmo escrever. Pensava comigo mesma “um só não vai fazer diferença” ou “hoje não tenho condições de ir a Maringá atrás de pautas”. Sempre arrumava desculpas. Mas no fundo o que sentia era preguiça e falta de interesse.

No primeiro ano de jornalismo explicaram quais seriam nossas matérias e aulas dos anos seguintes. Quando comentaram sobre o Jornal Matéria Prima, confesso, fiquei sem entender o que teríamos que fazer, mas deixei pra lá. O segundo ano começou e foi apresentado o que produziríamos. Senti uma ponta de raiva, porque sabia que eu não ia gostar de ter de produzir textos semanais, mas para minha sorte foram decididas produções quinzenais. Um alívio, por enquanto.

As editorias eram diversas, mas a mais temida e “odiada” pela maioria dos meus colegas era bairro. Como aquilo me irritava. Ainda mais para mim, que não moro em Maringá. Eram 70 km percorridos desde Cianorte, sem contar os custos, para chegar ao bairro sorteado e enfrentar o mau humor de alguns moradores. Claro que muitos deles nos recebiam de braços abertos e até nos ofereciam café da tarde. Só que a parte boa parava ali, faltava entrar em contato com órgãos municipais para levantar informações para a elaboração do texto. Uma batalha e tanto que enfrentava ao lado do Joel Silva, também de Cianorte, e que é gentil e sério até a primeira piada e adora economia, política e música clássica.

Alguns textos deixei de apresentar, publicar e até mesmo escrever. Pensava comigo mesma “um só não vai fazer diferença” ou “hoje não tenho condições de ir a Maringá atrás de pautas”. Sempre arrumava desculpas, mas no fundo o que sentia era preguiça e falta de interesse. Sinto que ao escrever isso estou perdendo pontos com quem corrigiu e melhorou nossos textos. Com a professora, aprendemos detalhes e manhas que só a experiência nos ensinaria.

Vieram as férias de julho e ainda deixei diversos textos sem fazer. Prometi que no próximo semestre seria diferente, mas não foi. No terceiro bimestre continuei relaxando e só no último minuto do segundo tempo fui acordar e perceber que precisava de nota. Então assim resolvi produzir e enquanto escrevo aqui espero ansiosa para ler a palavra “aprovada”.

A professora pediu para cada um redigir um texto livre sobre como foi nosso ano no jornal-laboratório do Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Pensei e pensei no que escrever, mas optei pela sinceridade e meu jeito relaxado de escrever. Não quis nada engraçado e nem melancólico, mas o simples relato da minha relação com o JMP.

Foi nos dado uma oportunidade incrível de vivenciar o jornalismo e eu não aproveitei. Confesso que não me sinto orgulhosa ao dizer isso, mas é necessário aprender com os erros, para não acabar com as perspectivas. Como disse Napoleão Bonaparte, “a capacidade pouco vale sem oportunidade”. Então, aproveitemos nossas capacidades com a oportunidade do Matéria Prima.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.898 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Apaixonada pela profissão, busca, interage e se deixa levar pelas etapas do jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

galeria de fotos

Mark Twain George Carlin Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.