Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #351 - 06/11/2012

Construção civil ainda é investimento sólido

A inflação acumulada de 5.281% ao ano no País não inibe as obras em andamento, principalmente nos bairros de Maringá

Celso Dutra
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Imagem Construções

Obras em Maringá que estão na etapa final de construção/Foto e Montagem: Celso Dutra

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indicam que a inflação brasileira acumulada nos últimos 12 meses foi de 5.281%. Em Maringá, o setor da construção civil parece não sentir os efeitos inflacionários. O volume de empreendimentos em construção, principalmente os imobiliários de novos bairros na cidade, indicam, segundo especialistas, que o investidor confia mais na construção civil como forma de aplicação do que na caderneta de poupança. O programa “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, tem ajudado famílias a realizar o sonho da casa própria. Outro recente incentivo do governo federal é a aprovação de regras de financiamento usando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de materiais de construção.

 O mercado formal oferece todo tipo de financiamento, seja por meio das revendedoras de materiais de construção, bancos públicos e/ou privados”

 

De acordo com o economista Darcy Pedro Thomaz, professor do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), parte da sociedade brasileira tem olhos voltados para as oportunidades de negócio. Thomaz afirma que um dos melhores investimentos é o setor imobiliário. “Além do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, outro fator influente é a cultura dos financiamentos. O mercado formal oferece todo tipo de financiamento, seja por meio das revendedoras de materiais de construção, bancos públicos e/ou privados. Ele confirma que Maringá é uma das cidades pólo da região noroeste do Estado. “Aqui tem muitas faculdades, indústrias em geral e o setor do agronegócio é defendido por empresários da área. Isso faz com que pessoas da região e de outros lugares invistam aqui.”

O engenheiro civil Julio Ricardo de Faria Fiess, coordenador do curso no Cesumar, defende que antes de iniciar qualquer construção, é preciso analisar alguns fatores. Um deles é a condição econômica da pessoa. Outro está relacionado à qualidade da obra. “É necessário um bom projeto, que seja bem detalhado, comprar materiais de qualidade e contratar profissionais com experiência na construção civil. Caso contrário a perda de tempo é grande o dinheiro aplicado vai para o ralo e a estrutura de segurança não fica confiável.”

Lucimar Pereira, 54, vendedor de materiais de construção de uma loja da cidade, desabafa dizendo que a concorrência na hora da venda é grande, mas que ainda tem espaço para aqueles que querem trabalhar. “Está complicado competir com o atacadista, ele está executando as vendas também no setor varejista, oferecendo ao consumidor os mesmos preços das mercadorias, só que em grandes quantidades.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz com minha futura profissão. Agradeço a Deus pela chance de voltar aos bancos escolares

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

novembro 2012
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.