Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #350 - 23/10/2012

Universidades movimentam a economia de Maringá

Empresas faturam atendendo estudantes que optam por morar na cidade pela diversidade de cursos oferecidos

Priscila Dias
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Não há dúvidas de que os universitários contribuem para a movimentação econômica de Maringá – pólo educacional do noroeste do Paraná. Dados da Companhia de Desenvolvimento de Maringá (Codem) apurados com base no último censo do IBGE indicam que 10% da população do município é formada por estudantes do ensino superior, ou seja, 35 mil pessoas. Esse segmento movimenta vários outros da cadeia produtiva, como comércio, serviços, além das atividades culturais e de lazer.

As várias opções de cursos nas instituições particulares e na Universidade Estadual de Maringá (UEM)  atraem estudantes de diferentes regiões do Estado e até mesmo do País. Para os que moram na região de Maringá, há quem encare o desafio de ir e voltar todos os dias, mas também há os que preferem deixar a comodidade da casa dos pais e dar um grande passo rumo à independência.

Quando a gente sai da cidade pacata, daquela rotina, da zona de conforto e vai morar em uma cidade maior, aprende a viver sozinho e a se virar

A universitária Ana Carolina Karescoski Borges Monteiro Lima, 19, é natural de Atalaia (53 km de Maringá) e desde 2010, quando começou a frequentar cursos preparatórios para o vestibular, mora na cidade. “O custo de morar aqui é mais alto comparado com as parcelas do transporte [van], mas acho que isso é recompensado quando a gente sente que não há mais aquele desgaste de ter que pegar estrada todo dia.” Para ela, a experiência de morar sozinha permitiu que a maturidade chegasse um pouco mais cedo. “Quando a gente sai da cidade pacata, daquela rotina, da zona de conforto e vai morar em uma cidade maior, aprende a viver sozinho e a se virar.”

De acordo um estudo de 2010 elaborado por estudantes de graduação do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o bairro com a maior concentração de estudantes universitários é a Zona 7. A proximidade com a universidade é o principal motivos da grande procura por imóveis nessa região. Segundo Claudiomar Sandri, dono e gerente de uma imobiliária de Maringá, os imóveis nas proximidades das instituições de ensino também são vendidos facilmente se o universitário quiser se mudar do local. “Além de ser mais barato, a procura para a locação de imóveis é interminável”, destaca.

Já para a universitária Bruna Hernandes Scarabelli, 18, a decisão de deixar o aconchego da casa dos pais, em São Jorge do Ivaí (48 km) para morar em Maringá veio com a aprovação no vestibular em um curso de período integral. “Os horários de circular não coincidiam com o início e término das aulas.” A jovem diz acreditar que no caso de cursos onde o estudante só fica uma parte do dia na cidade, o melhor ainda é ir e vir. “Se for para ficar em tempo integral, é melhor morar em Maringá. Cansa menos morar perto da faculdade”, diz.

Nas férias, o movimento cai 80%. Todos voltam para casa

A presença de universitários de outras regiões em Maringá movimenta, principalmente, o comércio próximo às instituições. Dona de um mercado localizado em frente ao Centro Universitário de Maringá (Cesumar), a comerciante Fátima Carvalho de Souza diz que grande parte dos seus consumidores não é da cidade. “Nas férias, o movimento cai 80%. Todos voltam para casa”, reclama.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.065 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Politicamente engajada, fala pelos cotovelos. É eclética e ama uma boa risada.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.