Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Saúde | Edição #350 - 23/10/2012

Obesidade é o novo desafio da Pastoral da Criança

Projeto piloto da Igreja Católica está sendo desenvolvido em comunidades de Maringá e de Cascavel

Celso Dutra
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Pastoral da Criança

Agentes da Pastoral visitam a residência de Suelen de Lima/ Foto: Celso Dutra

Há 25 anos a Pastoral da Criança de Maringá desenvolve ações beneficiando famílias da cidade e região. A principal delas é o combate da desnutrição infantil. No entanto, desde o ano passado, também vem atuando contra uma situação oposta, ou seja, a obesidade infantil. Em recente visita a Maringá, o médico Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, teve como propósito orientar os integrantes da entidade sobre os problemas eventuais da obesidade. O principal objetivo do médico foi verificar pessoalmente os resultados do projeto, que, além de Maringá, também está sendo desenvolvido em Cascavel (distante268 km). Se forem satisfatórios, serão aplicados nas pastorais de todo o País.

A ação das visitas é alertar sobre a desnutrição infantil (principal ação da pastoral), mas os voluntários encontraram outro problema, descobriram que as crianças estão acima do peso. O principal motivo é o consumo de alimentos com alto índice calórico. Entre outros problemas, está o da situação econômica que todos enfrentam. A falta de tempo dos pais é outro fator que infere nessa questão, a utilização de produtos industrializados também comprometem com o problema da obesidade.

A partir desses dados, os voluntários preenchem um questionário com informações fornecidas pelos pais e explicam a maneira correta como as crianças devem ser alimentadas. A pedagogia é simples. Além da conversa instrucional, as mães são convidadas a participar do “dia da celebração da vida”. Ali, são realizadas diversas atividades com as crianças. Suelen Caroline de Lima, 23, mãe de Murilo, de um ano e um mês, participou e aprovou a ação da pastoral. “E muito interessante, os voluntários conversam com a gente, esclarecem dúvidas, informam sobre o valor nutricional das refeições, medem altura e peso das crianças, entre outras atividades.” A pastoral também conscientiza as famílias sobre a importância do aleitamento materno e do estilo de vida saudável.

A pastoral também conscientiza as famílias sobre a importância do aleitamento materno e do estilo de vida saudável

Responsável pela região norte de Maringá, Fátima Coope é coordenadora da região pastoral Nossa Senhora Aparecida, que envolve sete paróquias. Ela diz que os voluntários passam por capacitação antes de iniciar os trabalhos. Em Maringá já foram atendidas aproximadamente duas mil crianças. “Nós já temos grande número de famílias cadastradas, começamos as orientações pelas gestantes sobre o cuidado com a alimentação desde a gravidez e isso facilita nosso trabalho.”

Os atendimentos são realizados por psicólogos, nutricionistas, médicos entre outros. A contribuição de cada profissional é muito importante para o projeto seguir adiante. Larissa Egoroff, clínica geral, observa as crianças e instrui os pais em relação à saúde física e a como devem proceder na hora de alimentar os filhos. “São vários programas que a pastoral oferece e a comunidade participa”, diz.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.208 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz com minha futura profissão. Agradeço a Deus pela chance de voltar aos bancos escolares

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Mario Quintana Chico Buarque Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.