Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #350 - 23/10/2012

Jornalismo monotemático é pobre e cansa o leitor

Investir em temas pouco familiares estimula o pensamento crítico do jornalista e o auxilia a desenvolver bons argumentos

Sabrina Morello
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Músicos

De 12 textos da categoria cultura, metade é sobre música (Fotos/Arquivo JMP)

Alguns autores do Jornal Matéria Prima escolhem sempre os mesmos temas para escrever, mesmo que para gêneros diferentes, tanto nos opinativos quanto nos informativos. Não importa qual o gênero (artigo de opinião, reportagem, entrevista etc). Temas como música, religião e política são os mais frequentes.

A cada 12 textos da categoria cultura publicados este ano, nas edições do JMP, metade é sobre música, apenas com algumas variações. Os textos são: “Artistas buscam prestígio pela internet”, “Orquestra não deve só tocar música erudita”, “Sou mais moço hoje do que quando tinha 15 anos”, “O sonho que sempre cultivei desde cedo se tornou profissão”, “Gretchen virou um ícone, virou cult” e “Para secretária, Femucic está “pouco maringaense”. São seis textos escritos por quatro autores, sendo que dois deles escreveram dois textos sobre o tema. Os mesmos assuntos acabam repetidos também entre os demais alunos. Enquanto isso, áreas como saúde e tecnologia tiveram apenas dois textos cada uma.

A inexperiência prática somada a um deficiente preparo intelectual, não raras vezes, impede o estudante de atingir a compreensão sobre determinados temas do cotidiano dos jornais

Segundo o jornalista Ricardo Torquato, coordenador do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), o rodízio de editorias de um jornal é importante para oferecer informação de qualidade. “Um jornalista de política, por exemplo, cria intimidade com um vereador se ficar muito tempo na editoria. Já o que faz a cobertura policial fica muito exposto”, afirma.

Um dos motivos da repetição de temas entre os estudantes que escrevem para o JMP pode ser explicado pela facilidade de escrever sobre assuntos que eles vivenciam no dia a dia. Além de muito prazeroso, o autor tem mais convicção naquilo que escreve. Em contrapartida, para se adquirir conhecimento sobre diversas áreas é necessário pesquisar e ler assuntos que não são do cotidiano ou do agrado do autor. Fugir da zona de conforto, no jornalismo, estimula o pensamento crítico, tão necessário para jornalistas.

Existem pautas sobre tecnologia, por exemplo, que valem a pena ser melhor exploradas por esses alunos. O agronegócio é outra área de grande força econômica na região, assim como o setor de confecções. Mas o que se vê é quase nada disso estampado no JMP a cada nova edição. Lastimável para futuros profissionais que só vão se colocar no mercado pelo diferencial que puderem oferecer em relação à cobertura jornalística.

Não falta apenas vontade de querer descobrir e vivenciar novas propostas. Um dos motivos que pode, em parte, explicar o medo de encarar novos desafios é a inexperiência prática na profissão somada a um deficiente preparo intelectual que, não raras vezes, impede o estudante de atingir a compreensão necessária sobre determinados temas do cotidiano dos jornais. Fato é que tanto um como outro dependem, exclusivamente, do interesse de cada aluno na própria formação.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aspirante de jornalista. Apaixonada por esporte, mas descobrindo novas paixões na profissão.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Mark Twain Chico Buarque Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.