Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #349 - 09/10/2012

Crônicas do JMP abusam dos temas deprimentes

Os cronistas da última edição se “superaram” na produção dos textos, carregando-os de temáticas pouco atrativas

Thiago Bulhões
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

Na última edição do Jornal Matéria Prima, o número de crônicas ultrapassou a quantidade de textos informativos. Tal enxurrada de “textos literários” no JMP pode ser explicada com uma informação de bastidor: o número de textos entregues pelos alunos para compor a edição foi tão baixo que foram solicitadas crônicas de última hora, cuja função era preencher os espaços deixados em branco e entregar ao leitor uma edição menos vazia do jornal-laboratório. Porém, o intrigante foi a linha de conteúdo que três dos quatro autores transformaram em regra na edição: seguir o dramalhão.

A crônica oficial da edição é a exceção que confirma a regra

Na crônica oficial da edição, “O que pode ser pior que toalha molhada”, a autora trouxe a exceção que confirma a regra, construindo uma bem-humorada análise de quais são as atitudes masculinas que mais incomodam o sexo feminino – tema conveniente com o período, considerando que até a nova novela das sete aborda o assunto. Já as outras três crônicas transformaram o JMP em um divã, onde os autores se sentaram e expuseram dilemas dignos de consultório.

O autor sugere uma “deliciosa” descoberta, que não passa de uma agonia

Em “A deliciosa descoberta de uma paixão”, o autor apresentou, em um enredo recheado de detalhes, como “o brilho dos olhos, a pupila dilatada, o sorriso bobo e as frases mal elaboradas”, um clichê utilizado à exaustão em obras literárias de gosto duvidoso. A contradição apresentada no texto fica por conta do título, que sugere uma “deliciosa” descoberta, mas que não passa de uma agonia à qual o personagem principal submete-se do início ao fim do texto.

A próxima crônica, “Os primeiros passos para uma vida adulta”, mostra um cenário extremamente criticado nos moldes da sociedade em que vivemos: a do jovem que tem síndrome de Peter Pan. Na história, a garota rejeita uma oportunidade ímpar de emprego, por ter se estressado durante a entrevista. Para arrematar o “festival de imaturidade”, o texto é finalizado com a afirmação de que a personagem não nasceu para ser adulta, sugerindo que aquela situação irá se perpetuar por algum tempo.

A autora assume um papel de conselheira, incentivando o leitor a algo impraticável

A última crônica da edição, “Como conquistar a verdadeira felicidade”, já começa com cara de texto instrucional. Tal impressão desaparece logo no primeiro parágrafo, quando a autora assume um papel de conselheira, incentivando o leitor a transformar lembranças em filosofia de vida, algo, de certa forma, impraticável. A conclusão que se tem ao término do texto, encerrado com um objetivo “seja feliz”, é de que a autora construiu mais um, entre tantos, texto de auto-ajuda sem qualquer relevância.

Estranha-se tamanha falta de assunto e criatividade justo na editoria que permite o voo da imaginação. Apropriando-se do senso comum, muito utilizado na escolha dos temas para as crônicas, escrever essa modalidade textual é criar situações que sejam encaixáveis no cotidiano. Se esses problemáticos temas fazem parte do cotidiano dos nossos autores, recomenda-se que cada um procure um psicólogo, psicanalista ou até mesmo um ombro amigo. O leitor do JMP quer ser entretido. E não o contrário.

O MP é um jornal-laboratório, não um psicólogo de plantão (Foto: Reprodução/Wallbase)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Aprendiz de jornalista viciado em revistas, fã de Madonna e defensor do Big Brother Brasil.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.