Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #348 - 25/09/2012

Os primeiros passos para uma vida adulta

A difícil e desafiadora tarefa de sobreviver a uma entrevista de emprego quando a inexperiência é a principal aliada

Priscila Dias
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Ela esperava ansiosamente a chegada das 13h30. Pela primeira vez a jovem universitária sentia na pele o misto de emoções da primeira entrevista para uma vaga de estagiária. De início, achou que seria a única candidata. Se surpreendeu com a chegada de mais dois, aparentemente muito mais preparados que ela, e se deu por vencida. Lembrou-se das vezes que sua avó lhe dizia que vida de adulto não é de longe a fase mais fácil da vida.

De repente ouviu seu nome. Gelou. Seguiu, lentamente, o gerente da empresa. As pernas bambas desde o primeiro passo. O homem, bem vestido e simpático, pediu para que sentasse na cadeira a frente da sua e, sem perder tempo, começou a questioná-la sobre sua vida pessoal. A candidata inexperiente estranhou as perguntas. Achou que o ‘cara engravatado’ estava se aproveitando da hierarquia que existia entre eles para, quem sabe, investir em algo que não se limitava a assuntos da empresa.

Irritou-se. Respondia as perguntas íntimas e, ao mesmo tempo, questionava a vida do gerente. Acreditava que ao intimidar o “galanteador” ele se limitaria a fazer questões de cunho profissional. A próxima pergunta soou como o barulho irritante da unha que entra em contato com a parede:

- Você é solteira?

Ela respirou fundo. Estava certa de que o futuro chefe estava cada vez mais solto nas perguntas. Foi enfática na resposta:

- Sim. Mas em nenhuma hipótese o meu estado civil irá influenciar minha vida profissional. Ao contrário de muitos – disse, atacando o entrevistador – sei distinguir isso. Meus interesses pessoais sempre vão ficar do lado de fora da empresa.

O gerente ficou encantado. Percebeu que a menina, apesar de jovem, era uma profissional ética e a postura centrada que ela transmitia era o tipo de profissional que a empresava estava procurando. A próxima rodada de perguntas era sobre sua formação acadêmica e interesse pela vaga, embora o funcionário encarregado da entrevista já estivesse certo de que ela era a escolha certa.

A menina, já estressada, respondeu automaticamente a todas as perguntas. Não se preocupou em escolher as palavras certas para explicar os motivos que a fizeram chegar até ali. A falta de experiência em entrevista para vaga de emprego a fez acreditar que as perguntas profissionais estavam sendo usadas como escape pelo galanteador de meia tigela.

A tortura finalmente acabou e a jovem se despediu com um singelo aperto de mão. Ela estava certa de que não deveria aceitar o emprego. Ele estava certo de que ela seria uma ótima estagiária. A secretária da empresa ligou para dar a boa notícia. A menina inventou uma desculpa e recusou a proposta, respirou fundo e lamentou. Não nasceu pra ser adulta.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Politicamente engajada, fala pelos cotovelos. É eclética e ama uma boa risada.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

George Carlin Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.