Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #347 - 11/09/2012

Obras buscam dar identidade à Zona 6

Na região central de Maringá, as construções de uma creche e de uma igreja prometem resgatar a autoestima dos moradores

Isabella Cornicelli
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Em tempos de eleição é natural que muitas obras sejam vistas pela cidade. Na Zona 6, região central, pelo menos duas delas, a construção de uma igreja e de uma creche, prometem mais do que geralmente se espera para o período: querem melhorar o dia a dia dos moradores. A igreja da Paróquia Santa Joaquina de Vedruna deve estar concluída dentro de três meses, segundo a secretaria paroquial. Os bingos e rifas organizados todos os anos pelos moradores da região estão levantando os recursos usados na construção da igreja.

“Agora, a gente vai poder dizer ‘pertencemos à paróquia Santa Joaquina de Vedruna’, vamos ter nossa raiz.”

“Já foram muitas as promoções com a finalidade de arrecadar recursos para levantar uma obra desse porte”, diz o padre Ivaldir Camaroti. A igreja matriz de Santa Joaquina de Vedruna vai ser um complexo de mais de  2.000 m², com secretaria paroquial, salas de reuniões, centro de catequese, cozinha e um salão para confraternizações. “Além de um amplo estacionamento”, lembra o pároco.
Antes dessa construção, os fiéis da região eram obrigados a se dividir em outras três paróquias: Santa Isabel, Maria Gorete, e Cristo Ressuscitado.  Para o morador Paulo José da Silva, 59 anos, agora vai ser possível criar uma identidade dentro do bairro. “Não tínhamos nossa paróquia. Hoje, após 12 anos de caminhada, vamos ter a matriz. Agora, a gente vai poder dizer ‘pertencemos à paróquia Santa Joaquina de Vedruna’, vamos ter nossa raiz.”
No bairro também está sendo reconstruída uma creche que não dispunha de espaço suficiente para atender os moradores da região. O Centro Municipal de Educação Infantil José Gerardo Braga “é um projeto totalmente novo”, diz a secretária da Educação, Edith Dias de Carvalho. A previsão, segundo ela, é concluir a obra no fim deste ano e transferir para o novo espaço as crianças, hoje atendidas em uma creche que funciona em prédio alugado, no início do ano que vem. “Pretendemos atender aproximadamente 220 crianças.”
Para Sheila Cristina da Silva, 36, pedagoga e mãe de duas crianças, de 7 e 11 anos, que já frequentaram centros infantis, a reforma da creche vai beneficiar a cidade toda. “A creche atendia as crianças de acordo com a realidade, agora vai suprir todas as necessidades, até porque não atende só crianças do bairro, mas também as que moram em outros bairros e têm os pais trabalhando aqui perto.”
Além da ampliação, o Centro Municipal de Educação Infantil José Gerardo Braga vai ter outra novidade: um professor de educação física especializado em crianças de 4 e 5 anos, que vai trabalhar alguns eixos essenciais para a educação infantil, como a psicomotricidade.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

32.498 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Pergunto, indago e não tenho papas na língua. Antes, jornalista em formação por coincidência. Hoje, jornalista em formação por amor.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

George Carlin Cazuza Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.