Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Educação | Edição #348 - 25/09/2012

A baixa produtividade no Jornal Matéria Prima

O desinteresse na produção das últimas edições pode ser o diferencial entre estar ou não no mercado nos próximos anos

Celso Dutra
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

A atual equipe que produz o Jornal Matéria Prima (Foto: Priscila Dias)

Em plena fase acadêmica, estudantes de jornalismo do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) dispõem de um jornal-laboratório para produzirem, no mínimo, edições quinzenais. Dessa forma, os textos produzidos são imprescindíveis para o crescimento e amadurecimento profissional. O compromisso com o cronograma de produção do Jornal Matéria Prima favorece a todos, pois só assim acadêmicos ganham no quesito educação/aprendizagem e os leitores no quesito informação.

O dever do jornalismo é transformar fatos em notícias. Ocorre que, com poucos textos e baixa motivação, o JMP não tem sido aproveitado como deveria. Nas últimas cinco edições do jornal foram produzidos 33 textos pelos acadêmicos. Jornalistas e colaboradores do JMP, Altieres Rohr e José Neto, formados no Cesumar, também contribuíram com textos. Na disciplina Técnica de Reportagem, dentro da qual o jornal-laboratório é produzido, todos os integrantes do curso de jornalismo do 2º ano são estimulados a produzir textos além do mínimo exigido pelo programa do curso.

Com poucos textos e baixa motivação, o JMP não tem sido aproveitado como deveria

Ao analisar o baixo aproveitamento dessa oportunidade de produzir “sem medo de errar” porque o erro, neste caso, é parte do aprendizado,  a timidez aparece como uma boa razão. Também a dificuldade que estudantes de jornalismo, pela própria inexperiência, têm de se movimentar sozinhos atrás da notícia, de ir a bairros procurar boas histórias de vida, podem contribuir para a baixa produção textual até aqui. Mas quem disse que seria fácil?

Um dos motivos mencionados pelos alunos para a baixa produção dos textos está na dificuldade de conciliar a vida acadêmica com a jornada de trabalho, que a maioria dos alunos enfrenta. São trabalhos científicos distribuídos em várias disciplinas e o tempo tem alto valor nesse processo. Não é fácil para ninguém, mas desde que começam um curso superior, os estudantes sabem da responsabilidade que irão assumir. É preciso, portanto, dedicação e disciplina para dar conta dos trabalhos com prazos de entrega estipulados, indispensáveis à formação profissional do estudante.

Juntar teoria à prática não é um exercício fácil, exige esforço e, sobretudo, interesse. Durante décadas, conviveu-se com a ideia de que cursos noturnos exigiam menos dos alunos, o que, felizmente, é concepção de passado. Os sistemas de avaliação permanente de cursos superiores, implantados pelo MEC, estão aí para provar o contrário, fechando as portas de faculdades de fachada.

O momento para aspirantes do jornalismo em processo de formação é de arregaçar as mangas. Com a produção de mais textos a experiência, tão exigida pelos profissionais da área, aumenta e pode ser o diferencial entre estar ou não no mercado dentro de dois anos.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.133 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz com minha futura profissão. Agradeço a Deus pela chance de voltar aos bancos escolares

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

galeria de fotos

George Carlin Mario Quintana Cazuza

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.