Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #345 - 07/08/2012

Aposentado cultiva hortaliças em casa

Morador da Vila Santa Izabel, zona norte de Maringá, cuida de horta no quintal da própria residência para ocupar o dia

Igor Bonfim
Aluno de Comunicação Social

Comentários
 

Quem anda pelas ruas da Vila Santa Izabel, zona norte de Maringá, não imagina que um aposentado de 77 anos cultiva hortaliças no fundo do quintal. Seo Djalma Cavalcanti planta frutas, verduras e legumes. Para consumo próprio e para a alegria dos vizinhos.

Ao som do papagaio, apelidado de “Loro”, seo Djalma trabalha na horta com o maior cuidado. “Tem que ser cuidadoso. Tem que saber o que está fazendo também. Só assim as plantas nascem e crescem boas para comer”, ensina. Vizinha há 10 anos de seo Djalma, a aposentada Cecilia Sene Escontinari, 62, diz que “ele tem muito cuidado e carinho com a horta. Sempre está regando, carpindo e olhando as folhas para ver se está tudo certinho.”

Tem que ser cuidadoso. Tem que saber o que está fazendo também. Só assim as plantas nascem e crescem boas para comer

Para o inspecionista municipal da Emater Jorge Ogassawara quase não há diferença entre os cuidados da horta em casas e o plantio de hortaliças em áreas rurais. “O cuidado é igual para todos. Corre risco de pegar as mesmas doenças e pragas. Uma diferença é o uso da água, na área urbana é mais cara”, compara.

Seo Djalma e “Loro”, parceiro dele na hora de cuidar da horta (Foto: Igor Bonfim)

Plantando hortaliças em casa há 30 anos, seo Djalma não perde a disposição e bom humor. “Posso passar o dia inteiro plantando na companhia do ‘Loro’. Mas a idade não me permite mais, então fico só algumas horas por aqui [na horta]”, conta.

Como seo Djalma mora sozinho, muito do que planta acaba sobrando. Para não ter desperdícios, ele divide a produção com os moradores do bairro. “Planto muita coisa aqui. Não consigo comer tudo. Então dou uma coisinha ou outra para meus vizinhos”, diz.

A nutricionista Helen Jacqueline Sanches Vieira aponta vários pontos positivos no cultivo das hortaliças. “A alimentação dele com os produtos da horta melhora a qualidade de vida. Esse tipo de alimento deixa as refeições mais saudáveis, desde que ele não use agrotóxicos. O fato dele trabalhar e desempenhar uma atividade física traz benefícios para a habilidade motora dele”, explica. E seo Djalma garante: “Nunca usei agrotóxico. Sempre adubo natural, esterco, folhas e água”.

Um dos três espaços reservados para a horta de seo Djalma (Foto: Igor Bonfim)

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Estudante de publicidade e propaganda, de namoro sério com o jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

agosto 2012
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.