Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #342 - 12/06/2012

Palavras também expressam sentimentos

Nos passeios de fim de semana com o neto, o avô levava consigo um bloquinho – substituto das palavras que não pronunciava

Joel Silva
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

“Bom dia”, rabiscou o avô Carlos. Tinha sempre com ele um bloquinho de papel para substituir as palavras que, na impossibilidade de falar, escrevia. E o neto, sorridente, não ousou mais que um sussurro e um movimento de afirmação com a cabeça. Então, de mãos dadas, seguiram rumo a mais um passeio de fim de semana. Arthur sentia-se um guia, ia à frente e garantia que nada pudesse atrapalhar o caminho dos dois. Mesmo com apenas 11 anos, considerava-se o “porto seguro” do avô.

Ao chegarem ao parque, dirigiram-se ao banco de sempre, à sombra de sempre e ao passatempo de sempre. Um “sempre” ao menos para Arthur, que, desde a mais distante memória, recordava-se de brincar no mesmo lugar com o avô. Tal costume fazia parecer que ali era mais confortável sentar-se, que era mais fresca a sombra e o ponto mais inspirador para brincar de caça-palavras. Talvez fosse mesmo, dadas a sintonia e a felicidade compartilhadas entre avô e neto.

Ao chegarem ao parque, dirigiram-se ao banco de sempre, à sombra de sempre e ao passatempo de sempre

Enquanto a tarde passava, divertiam-se procurando palavras no emaranhado de letras. O neto, leitor voraz e amante de desafios, sempre levava vantagem. Mas naquele dia, inesperadamente, o avô estava ganhando. Arthur pensava que era só um dia de boa – ou má – sorte, depende para quem. Quando descobria algo, o neto nunca falava, somente circulava e apontava, como que para equiparar-se à mudez do avô. Já Carlos, a cada descoberta, anotava e virava para uma nova página em branco. “Compaixão”, “Romance”, “Superação” e outras palavras eram anotadas no caderninho. Mas Arthur, de mente quase adulta, não se lamentava de estar em desvantagem. Ficava era alegre pelo êxito do avô.

Foto: Joel Silva

Palavras iam e vinham, de um lado e de outro. Quando, em um novo momento de descoberta, Carlos lentamente fazia uma anotação. O neto observava, aguardando, quando percebe que uma lágrima escorre pelo rosto do avô. Sem entender, o menino sentiu que tinha de abraçar o progenitor. Mas, antes que o fizesse, Carlos levantou a mão esquerda, sinalizando para que o neto aguardasse. Pegou a caneta e colocou-se a escrever. Quando terminou, mostrou ao neto, que, aos prantos, finalmente abraçou o avô. Arthur pôde enfim compreender por que estava ali e por que era o único a falar. Ficaram colados por alguns minutos e, ao fim do abraço, recolheram o jornal, o caderninho e se preparavam para ir embora quando o neto puxou o braço do avô, para que os ouvidos de Carlos ficassem ao alcance dele, e sussurrou: “Te amo tanto quanto a vovó Lourdes”.

Discussão e comentários »

3 comentários | Deixe seu comentário

Gustavo Lemos disse:

Muito bom, Joel. Parabéns!

Rafael Biagio disse:

Nossa Joel, que lindo seu texto.

Alan disse:

Vc escreve bem Joel. parabéns mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Gentil e sério - até a primeira piada. Adora economia, política e música clássica

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2012
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Cazuza Mark Twain Chico Buarque

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.