Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Economia | Edição #342 - 12/06/2012

Moda pet é conforto e estilo para cães

Há um mundo de criações e tendências também para cachorros e donos investem em roupas e acessórios caninos

Taís Nakakura
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Roupas de bebê, mas só se for para os da espécie canina

A moda é uma forma de expressão, de vaidade, de cuidado. Mas esse luxo fashion também está presente no mundo animal. Existem roupas e acessórios de todos os tipos para cães. E preços para todos os bolsos também. É possível encontrar esses adereços em pequenos pet-shops ou mesmo produzidos por grifes como Ralph Lauren ou Gucci.

Os donos não se importam em gastar com os “filhos”, o importante é demonstrar o

Vale o bom senso para roupas caninas
O uso de roupas em animais pode ser uma forma de ajudá-los, mas também pode causar problemas à saúde do bichinho
TAÍS NAKAKURA
Aluna de jornalismo
Em entrevista ao JMP por e-mail, a médica veterinária Mariana Andrade David afirmou que o uso de roupas em animais no inverno é um exemplo de “bom uso” de roupas. “O frio tende a ser prejudicial às raças de pelo curto. Animais muito jovens e idosos tendem a ser suscetíveis ao frio também, por questões imunológicas”, diz.
Mariana alerta também para os riscos desse uso quando está o clima está quente. “Devemos nos preocupar com a utilização de roupas nos pets de pelo longo durante o verão, pois se torna desnecessário o uso sob temperaturas muito elevadas, podendo predispor o animal a doenças também”, conta.
Referindo-se à estética desses adereços, a veterinária completa dizendo que “tudo dentro do bom senso e praticidade é válido.”

cuidado e o afeto. Segundo pesquisa realizada pela Anfalpet (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação) e publicada no site InfoMoney, “o brasileiro gasta cerca de R$ 350 ao mês em cuidados com animais de estimação”. A pesquisa aponta ainda que, em 2011, o mercado pet faturou R$ 12,5 bilhões.

De acordo com o aposentado Agostinho Tadeu Garcia, 57, dono de um pet-shop de Maringá, a venda de roupas caninas é maior no inverno. “Agora no frio tem bastante procura por todos os tipos de roupa. No resto do ano, as pessoas compram por achar bonito, prático”, diz Garcia.

No mundo animal, também há tendências da moda. “Desde tecidos em voga na estação, recursos disponíveis no mercado, todos sempre estão dentro de um padrão de tendência de moda”, diz a estilista Samira Sarti, 31, dona da marca de roupas caninas Dolce & Cane, de São Paulo. Ela pesquisa novidades no mundo da moda e leva para o universo canino com tecidos que não atrapalham ao cão se mover e fechamentos que não grudam no pelo. “E, claro, roupas com modelagens diferenciadas e modernas assim como as que [nós, humanos] usamos”, completa Samira, em entrevista ao JMP por meio de programa de mensagem instantânea.

Elas se encantam. Quando vão
comprar roupa para os pets, é
como se fossem escolher
roupinhas para os filhos

Garcia conta que a maioria das pessoas que compra esses adereços são mulheres. “Elas se encantam. Quando vão comprar roupa para os pets, é como se fossem escolher roupinhas para os filhos”, conta o dono do pet-shop. A dona de casa Cristina Lisboa, 37, tem três cachorrinhas em casa: Jully, Yumi e Sasha; e gosta de colocar roupa em todas. “Eu visto [as cachorrinhas] desde que as peguei. Elas adoram”, afirma.

A dona de casa diz que não é sempre que as veste e que costuma fazer isso quando está frio ou quando vai levar as “meninas” para passear. “Hoje eu coloquei roupa nelas porque está frio, mas quando está calor tem vestidinho, roupa mais fresca”, conta.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Menina sonhadora que ainda tenta se encontrar no mundo peculiar do jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2012
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

Chico Buarque Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.