Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cultura | Edição #342 - 12/06/2012

Mariucci resgata em obras a história de Maringá

Exposição “Fragmentos da História de Maringá”, retrata períodos importantes que fazem parte do cotidiano da cidade

Celso Dutra
Aluno de Jornalismo

Comentários
 
Artista Plástico Carlos Emar Mariucci

Mariucci e trabalhos que mostram pedaçinhos da história (Foto: Celso Dutra)

Carlos Emar Mariucci, 49 anos, artista plástico, é apaixonado pelo que faz desde 1986. Criador do troféu “Cunha de Aço”, entregue aos vencedores do Festival de Cinema de Maringá, ele é morador da vila Santo Antônio, região norte, desde o início da década de 1970. Coube a ele também a criação do troféu “Liberdade”, que premiou, em 2011, os melhores atores do 2º Festival de Cinema de Petrópolis (RJ). São vários os artigos produzidos por Mariucci, que vão desde letreiros, relicários até pinturas de quadros que retratam a história de Maringá.

O interesse pela arte começou ainda na fase escolar, quando ele participava das feiras de artes no Colégio Estadual Unidade Pólo, também na região norte de Maringá. Presidente por dois mandatos, até o ano passado, da Associação de Moradores da Vila Santo Antônio, Mariucci concilia a arte com outra profissão, a de ourives, profissional que transforma ouro e prata em joias e ornamentos. “Trabalho por prazer e de vez em quando estendo até a madrugada.”

As obras do artista estão em exposição no shopping Maringá Park, com o tema: “Fragmentos da história de Maringá”, que começou no dia 5 e vai até o dia 18 deste mês. O visitante pode admirar o trabalho de Mariucci feito a partir de madeira, doada pelo primeiro arcebispo de Maringá, dom Jaime Luiz Coelho. A madeira fazia parte da antiga Catedral de Maringá. “Ficou [a madeira] preservada nas casas Núcleo Social Papa João 23, desde 1972”, disse.

A variação dele é muito grande, são expressões artísticas de uma pessoa com visão sacra

Marco Lindolfo Quirino, 47 anos, administrador da Paróquia Santo Antônio de Pádua há quatro anos, confirmou que foram vários trabalhos produzidos pelo artista para a igreja, entre os quais a cruz da fachada a, cruz da procissão de Santo Antônio, o letreiro com o nome da paróquia e o relicário, onde estão as relíquias do Santo. Essas relíquias estiveram em exposição entre os dias 16 e 19 de outubro de 1999, na mostra de arte sacra com o tema: “A vida de Santo Antônio”. Quirino, contou que foram usados cálices, âmbulas e patenas para a confecção do relicário.

O artista Jorge Pedro, 57, é curador da exposição atual de Mariucci. “A variação dele é muito grande, são expressões artísticas de uma pessoa com visão sacra.” Antonio Tramarin, 43, professor de artes da Prefeitura de Maringá, disse que Mariucci inovou na apresentação de suas pinturas nas molduras. “Ele exige do espectador uma visão crítica e minuciosa do conteúdo apresentado.”

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Feliz com minha futura profissão. Agradeço a Deus pela chance de voltar aos bancos escolares

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

junho 2012
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

galeria de fotos

George Carlin Chico Buarque Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.