Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Política | Edição #341 - 29/05/2012

Religiões ameaçam laicidade do Estado

Igrejas têm buscado representatividade na esfera política, desrespeitando a democracia e tentando doutrinar toda a população

Joel Silva
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

O Estado foi por muito tempo subordinado à religião, inclusive no Brasil. Igrejas de todo o mundo se beneficiaram ao impor as próprias doutrinas nas sociedades que dominavam, ao mesmo tempo em que enriqueciam e forçavam os governantes a atender interesses e “necessidades” nada transparentes. Porém, desde a Revolução Francesa, passou-se a separar o que é religião e o que é Estado, garantindo liberdade de crença à primeira e independência de legislar ao segundo. É o que atualmente chamamos de “laicidade”.

Pastor realiza culto em sala da Câmara Federal (Acervo pessoal - Pedro Ribeiro)

Pastor realiza culto em sala da Câmara Federal (Acervo pessoal - Pedro Ribeiro)

A Constituição brasileira não deixa dúvidas quanto ao caráter laico do Estado, garantindo expressamente a liberdade de crença, culto e organização religiosa (art. 5°, inciso VI) e estabelecendo claramente a separação entre Estado e religião (art.19, inciso I). Porém, o que se vê na prática é bem diferente da teoria. As igrejas financiam e apoiam candidatos comprometidos com as doutrinas e visões de mundo que pregam, não importando se tais princípios não respeitam a pluralidade e laicidade do Estado brasileiro.

Recentemente, alguns casos chamaram a atenção para a ingerência religiosa em decisões políticas, legislativas e judiciais. A começar pela eleição presidencial de 2010, na qual líderes de diversas igrejas convocaram os seguidores a votar somente em candidatos que adotassem a “cartilha cristã”, fazendo-os crer que candidatos de esquerda – como Dilma Roussef e Marina Silva – eram antirreligião, pró-maconha e abortistas.

Em 2011, deputados e senadores da chamada “bancada evangélica” barraram a intenção do MEC de produzir materiais relacionados à diversidade sexual, além de impedir a discussão de projetos de lei contra a homofobia e casamento entre pessoas do mesmo sexo. Já este ano, a religião norteou os discursos de políticos contrários ao aborto de fetos anencéfalos (autorizados pelo Supremo Tribunal Federal em abril) e a liberação de bebidas alcoólicas em estádios durante a Copa do Mundo de 2014.

Hoje, as igrejas exercem grande influência nos rumos do Brasil. Colocam os pontos de vista e interesses privados acima dos direitos individuais dos brasileiros.

Enquanto alguns consideravam que a associação entre Estado e religião estava acabada, as igrejas se politizaram e por meio do embate e do conservadorismo têm conquistado votos e espaço nos centros decisórios do País, evitando assim perder o espaço que tinham no passado. Hoje, as igrejas exercem grande influência nos rumos do Brasil. Colocam os pontos de vista e interesses privados acima dos direitos individuais dos brasileiros. Dessa forma, buscam impor os ideais que consideram morais e corretos para aqueles que nem sequer professam a mesma fé, sempre com a desculpa de defenderem a vida e a liberdade religiosa e de expressão.

Que a sociedade se atente aos verdadeiros interesses das igrejas que buscam participação política. Até Jesus Cristo sabia quem é que manda em Roma.

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Ohana disse:

Nossa, parabéns! Texto bem escrito e com embasamento teórico muito bom.
Conteúdo de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Gentil e sério - até a primeira piada. Adora economia, política e música clássica

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.