Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Literatura | Edição #339 - 01/05/2012

De um filho para uma mãe, com carinho

Lembrou-se de vários momentos da infância, e de como a mãe reagia da mesma forma quando ele estava chorando

Igor Bonfim
Aluno de Comunicação Social

Comentários
 

 

Foto: MVictor/Merguefile

Tudo o que se passava pela cabeça dele era como explicaria à família algo tão difícil para ele próprio aceitar. O médico havia acabado de ler o resultado dos exames que confirmaram: o jovem havia contraído HPV, uma DST comum, mas que lhe despertava medo. A mãe entrou na sala com um olhar triste, esperando ouvir do filho o que já havia conversado com o médico, no corredor. Não conseguiu dizer uma palavra, a reação foi abraçá-la e chorar. Foi difícil olhar em seus olhos. Ela o afastou. Com uma das mãos acariciava a nuca e com a outra enxugava as lágrimas dele. O rapaz tinha a pele fria, a boca tremia e ele soluçava. Lembrou-se de vários momentos da infância, e de como a mãe sempre reagia dessa forma quando ele estava chorando.

O médico retorna e diz que novos exames teriam de ser feitos. As esperanças reacenderam, talvez os primeiros estivessem errados. Três dias depois estava na mesma salinha. Cada segundo aguardando o médico parecia ser eterno. Já sentia que algo pior estaria por vir e o que lhe confortava era a mãe, sentada ao seu lado, dando-lhe forças. Com os exames na mão, o médico, desgostoso, disse algo que ele não esperava ouvir:

- Você não tem somente HPV. Os resultados dos exames confirmam sua soropositividade para HIV.

Fechou os olhos. Não queria sair daquela escuridão, tampouco enfrentar a mãe ou o resto do mundo.

Chegando em casa, teve o impulso de se trancar no quarto, mas, do corredor, avistou o pai na cozinha, lavando louça. Olhou para a mãe e percebeu que já era o momento de conversar com ele. Assim o fez, sentou-se ao lado dos dois e, em lágrimas, disse tudo o que era preciso dizer naquela hora. No rosto do pai viu uma lágrima escorrendo, que logo foi enxugada pela mão ensaboada. Lágrima que veio sem palavras. Pediu desculpas e foi para o quarto. Lá se trancou e chorou. Nunca chorou tanto na vida como naquele dia.

Uma semana depois estava novamente em um consultório. Dessa vez para conversar, perguntar e tentar aceitar essa nova fase da vida. Conseguiu. Saiu de lá confiante de que poderia ter uma vida normal, com os devidos cuidados.

Hoje faz quatro anos que descobriu a soropositividade para o HIV. Familiares e amigos próximos sabem dessa sua nova realidade. Não deixou que o vírus tomasse conta da vida que ele ainda tem pela frente. Formou- se no ensino superior e dá aulas de prevenção sexual, esperando estar abrindo os olhos de outros jovens para que não vivenciem tudo aquilo pelo que passou.

Como todo soropositivo, ele foi vítima de muita discriminação e preconceito, porém, teve um dos alicerces mais fortes para superar: a lembrança da mãe lhe afagando o rosto e lhe oferecendo o ombro nos piores momentos da vida.

 

Discussão e comentários »

Um comentário | Deixe seu comentário

Michel Lorãn disse:

Texto lindo e tocante. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Estudante de publicidade e propaganda, de namoro sério com o jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Cazuza Chico Buarque Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.