Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #339 - 01/05/2012

Toninho Massagista, pioneiro do Jardim Iguaçu

Primeiro morador do bairro e um dos primeiros de Maringá, Antonio Ferreira, 66, é procurado por seu dom para a massagem

Taís Nakakura
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Talvez ele não seja conhecido por seu nome de batismo, mas Antônio Ferreira, o Toninho Massagista, é, há bastante tempo, referência quando o assunto é tratamento com massagens. Morador do Jardim Iguaçu, zona sul de Maringá, ele é dono da primeira casa do bairro e morador de Maringá há 65 anos. “Eu vim de Andirá [214 km de Maringá] com 1 ano de idade. Já morei na Zona 04, Zona 05 [bairros maringaenses], Conjunto Borba Gato e aqui [Jardim Iguaçu]“, diz Toninho.

O massagista, de 66 anos, conta que comprou de um amigo o terreno em que ele mora atualmente. Quando construiu a casa, o Jardim Iguaçu “era só quiçaça. Tinha asfalto e água, mas não tinha luz. Morei aqui sete meses sem energia. Tinha uma oficina mecânica na esquina, da qual eu emprestava energia para fazer funcionar as lâmpadas e a geladeira. Banho era frio”, lembra.

Do tempo em que se mudou para o bairro, Ferreira se recorda que algumas pessoas faziam macumba na esquina da rua dele. “Eles [os macumbeiros] faziam o trabalho deles, o despacho. Só que eles colocavam muitas garrafas no meio da avenida e podia furar o pneu de alguém. Eu fui lá, pedi educadamente, respeitando o trabalho deles, e eles colocaram as coisas deles no cantinho [da esquina]. Mas eles nunca mais voltaram. Acho que só dava certo se fosse na encruzilhada, no cantinho não deve ter dado o resultado que eles queriam”, brinca.

O bom humor de Toninho é o seu aliado ao fazer massagem, pois ele conta piadas em seu consultório para tirar a tensão e aliviar a dor. “Em vez dos meus pacientes sentirem dor, eles riem. Eu deixo eles à vontade, trato um cliente novo como se o conhecesse a vida toda”, explica. A comerciante Márcia Aparecida Saugo Milliato, 53, conhece o massagista há mais de 20 anos e já se consultou com ele. “Foi muito bacana [a massagem]. Acho ele uma pessoa entendida”, diz Márcia.

Para Ferreira, habilidades dele na massagem são um dom. “Eu tinha um irmão que era massagista e ele sempre falava que eu levava jeito. Olhando para a pessoa eu consigo ver o problema delas, se é cifose, lordose, escoliose, se tem uma perna mais curta. Eu não vou por imagens, aliás, eu detecto um problema e mando a pessoa fazer o exame para ver se é aquilo que eu estou falando”, conta.

A busca por tratamentos alternativos e que deem resultado, leva muitas pessoas a procurar pelo Toninho Massagista. “O pessoal vem aí direto procurar ele”, diz o vendedor André de Oliveira, 34, que trabalha no Jardim Iguaçu. Oliveira também já se consultou com Toninho. “Já fiz massagem com ele e é muito bom, melhorou muito [a dor]. Não doeu mais.”, diz o vendedor. Sobre seus pacientes, Ferreira disse já ter atendido “de vereador a governador. De delegado a coronel. De bicicleta a avião, quer dizer, eu [Toninho] atendo todo mundo”.

Como massagista, Antônio Ferreira recebe pacientes ilustres. O comerciante de 63 anos, Dalberto Maciel de Oliveira, conhece Toninho desde os anos de 1970, quando eles jogavam futebol em times adversários. Ele diz que Ferreira “é referência no que ele faz e tem uma clientela de ponta”. “Dom Jaime Luiz Coelho [ex-arcebispo de Maringá] chegava aqui toda sexta-feira às 16h30 e eu atendia ele. Foram três anos nessa brincadeira e a primeira coisa que ele perguntava era: cadê a piada nova?”, conta Toninho.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.126 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Menina sonhadora que ainda tenta se encontrar no mundo peculiar do jornalismo

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

galeria de fotos

Cazuza Chico Buarque George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.