Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #338 - 17/04/2012

CEB mobiliza moradores do Colina Verde

Organização da Igreja Católica está incentivando a aproximação entre as famílias e a busca por melhorias para o bairro

Priscila Dias
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Os encontros ocorrem semanalmente na casa dos moradores (Foto: Priscila Dias)

Com construções isoladas, muitas obras e terrenos ainda não ocupados, o Jardim Colina Verde, região norte de Maringá, apresenta características de um bairro respectivamente novo. A socialização entre os vizinhos ainda é uma carência entre aqueles que residem ali. Contudo, os moradores do Colina Verde encontraram uma maneira de estreitar o contato entre os vizinhos por meio das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), organização da Igreja Católica.

A dona de casa Ana Maria Almeida, 51, é a responsável pela CEB, coordenadora do grupo de reflexão e moradora do bairro há dois anos. Segundo ela, o grupo surgiu da própria necessidade dos moradores de se reunirem para discutir os problemas do bairro. “A ideia de formar um grupo começou em uma missa aqui na comunidade. O pessoal começou a cobrar a formação de um grupo e desde então estamos nos reunindo”, lembra. Para a coordenadora arquidiocesana das CEBs, Luzia Orlando, a finalidade das comunidades não se limita apenas no aspecto religioso, mas na busca de benefícios para a região. “As pessoas acham que CEB é lugar apenas para rezar. Temos a obrigação de nos mobilizar e lutar pelos nossos direitos. Não tem como viver em comunidade sem o esforço para o bem comum”, afirma.

A CEB “Caminhando com Maria” tem pouco mais de um ano e semanalmente se encontram na casa de um morador para rezar e estabelecer ações que possam resolver ou amenizar os problemas do local, além de realizar e apoiar eventos que acontecem na comunidade. “Ano passado fizemos uma festa junina. Todo mundo ajudou e participou”, ressalta o pintor Ayrton dos Santos, 39, que já está pensando na próxima festa do bairro. Sem uma associação de moradores, Ana Maria diz que a organização da comunidade incentivou os moradores a cobrarem políticas públicas para a região. “Conseguimos o asfalto e o transporte coletivo. Tudo é um caminho. Ainda temos muito para conseguir.”

De acordo com o professor de filosofia do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) Edson Barbosa, a religião exerce uma função dentro da sociedade e por isso deve influenciar e motivar a organização social dos indivíduos. “Em todas as sociedades, primitivas e atuais, a religião desempenha uma função, seja de assistência social ou, até mesmo, organização política. Além disso, a religião tira o ser humano do sofrimento e dá força para que ele supere o problema, prega a justiça e o bem comum e pode ser considerada um freio moral”, explica.
Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Politicamente engajada, fala pelos cotovelos. É eclética e ama uma boa risada.

ver mais posts do autor »

 

Notícias

 

Calendário

abril 2012
S T Q Q S S D
« nov   mai »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

galeria de fotos

Chico Buarque George Carlin Mario Quintana

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.