Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Cidade | Edição #331 - 30/08/2011

Jd. Santa Rita é um dos mais valorizados

De 1991 até este ano o bairro foi um dos que mais se valorizou economicamente; terrenos tiveram alta média de 200%

Jefferson Aranda Lessa
Aluno de Jornalismo

Comentários
 

O Jardim Santa Rita, localizado próximo ao Centro Universitário de Maringá (Cesumar), zona leste da cidade, tem cerca de 950 metros de extensão e é constituído por apenas uma avenida. Ainda assim, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Planejamento de Maringá (Seplan) e pela Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb), o bairro foi um dos mais valorizados nos últimos 20 anos.

Há três décadas o Jardim Santa Rita tinha pouca infraestrutura. O bairro era praticamente uma favela. Não havia asfalto e onde hoje funciona o Cesumar, era um lixão. Maria Aida Rocha Fernandes, 66, aposentada e moradora do bairro há 36 anos, relata que ocorreram várias mudanças. “No começo aqui eram favelinhas e mato, sem contar o lixão. Só depois do Cesumar é que começaram os avanços do bairro. Começou a modernizar e ficar mais bonito.”

A média de valorização dos terrenos do bairro nos últimos 20 anos foi de cerca de 200%, segundo dados da Seplan. O imóvel da Maria Aida é um exemplo. O terreno, de 600 m², valia R$ 50 mil. Hoje, vale cerca de R$ 200 mil.

Para Neusa Aparecida Silva Grandini, corretora de imóveis, o motivo dessa valorização é claro. Segundo ela, o Cesumar é o principal motivo para os avanços do bairro. Entretanto, não se pode descartar o fato de que o centro da cidade e o comércio têm avançado em direção ao Santa Rita, isso sem contar a proximidade com o aeroporto e a rodoviária. “Maringá sempre foi uma cidade que priorizou o crescimento horizontal, isso faz com que se expanda rapidamente”, diz a corretora.

O reitor do Cesumar, Wilson Matos, diz que além de a instituição ter levado desenvolvimento econômico para a região, também contribuiu com infraestrutura nas áreas de saúde, cultura e educação. Exemplo disso é o Núcleo Integrado de Saúde (NIS) Aclimação, que funciona dentro do centro de ensino, o único na região, e os serviços prestados nas áreas de odontologia e fisioterapia.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

35.205 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

agosto 2011
S T Q Q S S D
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Cazuza Mario Quintana Mark Twain

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.