Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #331 - 30/08/2011

Ideias implícitas, revolta explícita

Texto intransigente impõe regras morais num discurso equivocado e provoca ira no público, obrigando autor se retratar

Giovana Cardoso
Aluna de Jornalismo

Comentários
 
Amamentar (Foto: Antonio Milena/Abr)

Amamentar é um ato de amor em qualquer lugar do mundo (Foto: Antonio Milena/Abr)

Aliás, a única coisa a lamentar é as organizadoras do “mamaço” não irem um pouco mais longe, exigindo a aceitação geral dos nossos gestos mais naturais e íntimos, que só mentes profundamente reacionárias podem considerar impróprias para consumo geral. A masturbação é um caso: séculos de preconceitos religiosos e culturais inculcaram a ideia tenebrosa de que a masturbação é um erro, um crime, um pecado.”

Extraído do texto “Mamonas Celestinas”, de João Pereira Coutinho, publicado na coluna Diário da Europa de 15/05/2011

O trecho do texto acima não está apenas descrevendo um modo de pensar, também reflete intolerância e certo desconhecimento de causa. Seu autor, um renomado colunista de um dos portais de notícias mais acessados da internet, expôs no texto a pouca sensibilidade e muita falta de respeito com seu próprio público. Fez pensar que um homem culto e experiente no ato de escrever, pode mostrar-se retrógrado e não se dar conta da responsabilidade, do peso das suas palavras.

Não é à toa que existem inúmeras campanhas a favor da amamentação, pois a desnutrição é um dos maiores problemas no Brasil. A Semana Mundial da Amamentação que ocorreu dos dias 1º a 7 de agosto existe desde 1992 e é realizada em mais de 150 países, segundo portal do Ministério da Saúde. Os benefícios do aleitamento materno vão desde suprir todas as necessidades nutritivas da criança, até fortalecer o vínculo mamãe e bebê.

Não haveria necessidade de repetir esses dados. Teoricamente todos sabem, apesar de alguns ignorarem. As dificuldades na hora de amamentar é que geram necessidade de constante repetição. Quando se é mãe, um mundo novo se abre para essas mulheres, principalmente para mamães de primeira viagem, por exemplo, e elas precisam de apoio.

Pensando nisso, a própria Organização Mundial da Saúde propôs dez passos para apoiar as mães nessa hora, e um deles é: “Encorajar a amamentação sob livre demanda”. E o texto do jovem historiador não foi nem um pouco encorajador. Abusou do que ele chama de ironia. Aliás, deu a entender que esse direito foi claramente desrespeitado, pois expressões pejorativas num discurso improdutivo só geram desserviço à saúde pública. Pois oras, se é vergonhoso, imoral ou constrangedor uma mulher amamentar em público, quem delas se atreveria a transigir tais “regras” ditadas por pessoas que com seu olhar ou suas palavras se impõem de modo tão austero?

Mas João Pereira Coutinho se retratou e disse que tudo não passava de um mal entendido, uma brincadeira irônica. No dicionário Aulete, a palavra ironia quer dizer, entre outros sentidos, “mostrar irritação em que se declara contrário do que se pensa”. É aí que muitos escritores se perdem, pois a ironia sem fundamentação confunde o leitor por mais intelectual que este seja.

Não há como não ser literal quando o que está em jogo é o que mais se preza no momento, o ato de amamentar. Nesse caso a preservação da imagem deveria estar mais nos olhos de quem vê do que de quem está se “expondo”.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.061 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

sobre o autor

Notícias

 

Calendário

agosto 2011
S T Q Q S S D
    set »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

galeria de fotos

Mark Twain Cazuza George Carlin

enquete

Você gostou das edições do JMP deste primeiro semestre?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...
 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.