Cesumar - Centro Universitário de Maringá

Jornal Matéria Prima

 
  • Última Edição: #483 | 28/06/2018 - Ano XIX
 
Crítica de Mídia | Edição #331 - 30/08/2011

Alunos resgatam história da imprensa de Maringá

Projeto multimídia que busca pioneiros da imprensa e publicidade será exposto no Museu Histórico de Maringá, no Cesumar

Tainá Endi
Aluna de Jornalismo

Comentários
 

Na última edição do Matéria Prima foram publicadas uma reportagem e uma entrevista focadas em publicações impressas de Maringá. O material reuniu depoimentos de idealizadores e jornalistas responsáveis pelas principais revistas da cidade. A reportagem de Vanessa Hartmann contou um pouco da história da Tradição, que completa 30 anos de circulação em novembro deste ano, e Maringá Ensina, criada pela Secretária de Educação de Maringá em 2006. Outras duas importantes publicações produzidas na cidade de Maringá entre os anos de 1970 e 1990 também foram abordadas, Aqui e Pois é!.

A reportagem “Maringá tinha dez anos e já ganhava uma revista”, trouxe um título impactante. Uma vez que quem não participou do desenvolvimento de um município desde o início, não imagina que em dez anos a criação de uma revista torne-se não só um objetivo, mas realidade. O texto de Guilherme Artoff relata o surgimento da Maringá Ilustrada que surgiu em 1957.

Leonardo Diniz dinamizou com Messias Mendes, numa entrevista estilo “pingue-pongue” sobre a Pois é!, recordando os principais e curiosos fatos publicados na revista que, na época, chegou a vender 300 exemplares a mais que a nacional Veja.

Pesquisar a história dessas publicações só foi possível porque o segundo semestre de 2011 chegou com uma proposta diferente para os estudantes dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Um projeto multimídia que pretende contar a história da imprensa e da publicidade em Maringá. “A ideia é estimular os alunos a produzirem conteúdo que além de ser avaliado nas atividades em sala de aula, também possa ser utilizado como material informativo para o Museu [Histórico de Maringá]”, diz Aida Franco de Lima, professora dos cursos e idealizadora do projeto.

Para alunos que atualmente escrevem num jornal-laboratório, o contato com os grandes nomes da mídia de Maringá é um presente. Junto vem a responsabilidade, o compromisso de relatar histórias tão importantes nesse cenário e o anseio de fazer um jornalismo competente e que se aproxime ao máximo das gerações pioneiras de Maringá.

Discussão e comentários »

Não há comentários | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

* Copie a Senha gerada. *

* Digite ou cole senha aqui. *

37.872 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Jornal Matéria Prima é produzido por alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Cesumar - UniCesumar - na disciplina Técnica de Reportagem.

 

Publicado com WordPress / Laboratório de Notícias

Proibida a reprodução sem autorização do autor ou da Unicesumar

©2011-2018 Jornal Matéria Prima. Todos os Direitos Reservados.